Blog

Uma balança e um balanço na saúde!

Um paradigma determina-se muito pela cultura e pela história. O paradigma da nossa saúde está, ainda, muito assente no tratamento e no conceito da “cura” quando devemos perspetivar e organizar mais atividades que previnam. É mais exigente e obriga a que se reúnam mais competências e qualidades mas é um desafio que é compensador quando é o que contribui para a mudança. O cronograma de atividades da Nutrémia na área da Educação para a saúde procura também levar a esta consciência, envolvimento e reflexão de modo a que as pessoas façam parte do seu processo de alteração de comportamentos e sejam elas depois veículo para mudanças do paradigma da saúde. Trata-se de um verdadeiro “balanço” que começa logo, em janeiro, por partilharmos porque a clínica foi e é mais vezes procurada e em que fomos destacados. A cada ano, consolidamos a nossa marca e afirmamo-nos noutras formas de atuação, seja nas nossas consultas, seja na nossa comunicação e dinâmicas. Em fevereiro, temos as Oficinas de Desenvolvimento pessoal e Autocuidado, vocacionado para mudanças de hábitos de vida em idade adulta e sénior uma vez que em qualquer fase da vida há sempre oportunidade para nos sentirmos melhores, saudáveis e realizados. Em maio e em outubro, trazemos o nosso projeto “Nutrição, Cultura e Bem-estar” que abraça a saúde à cultura para promover uma maior pluralidade de momentos de lazer que possam contribuir quer para uma maior sensação de atenção plena e desenvolvimento pessoal, quer para comportamentos, de uma forma geral, mais salutares em diferentes prismas. E em dezembro, é inevitável um balanço de como nos sentimos, o que queremos para nós e como nos queremos cuidar. As “Psi&Bites Parte I” concluem-se, depois, em janeiro (na Parte II).

Os balanços são sempre importantes. Fazemos ou não fazemos alguma coisa? Fizemos ou não fizemos? Colocar na balança é sempre importante. Temos vindo a pesar tudo de forma organizada ou há um desequilíbrio e temos que investir mais no outro prato da balança? Estamos a aproveitar todo o valor que temos ou precisamos de reconhecer as nossas limitações e como nos podemos capacitar melhor?

Não vale a pena nos acomodarmos e convencermo-nos que o caminho se deve manter o mesmo quando os resultados são sempre os mesmos e os mais fáceis! Por isso, a reflexão ser tão importante. Cada pessoa tem o seu tempo. Com as nossas Dinâmicas queremos fazer escutar estas necessidades e objetivos. Acreditamos que um acompanhamento e espaços para a reflexão para um estilo de vida saudável ajudam na capacidade de escolha e na segurança para nos podermos sentir bem a cuidarmos da nossa saúde. E escutamos quem está ali connosco, numa relação de igual para igual, de reciprocidade. “Sair da caixa” ou “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” são expressões que guiam o dia-a-dia da nossa equipa! É exigente, sim, mas também acrescenta ganhos a vários níveis.

Teresa Campos, Nutricionista e Diretora clínica Nutrémia, Clínica de Nutrição e do Comportamento

Categorias