Blog

Tríade nutricionista-paciente-empresa

Quem, na sociedade moderna, promove a atenção, reage atempadamente aos primeiros sintomas e, principalmente, segue um estilo de vida preventivo. Hoje reconhecemos que a alimentação, um estilo de vida saudável e o bem-estar mental são ferramentas valiosas numa visão integrada do ser humano. Recebo cada vez mais pacientes que procuram melhorar a sua alimentação com o objetivo de prevenir.

A própria área da saúde, com a merecida atenção, evoluiu no seu paradigma: em vez de se “encantar“ em só tratar a doença, determina-se a se aprofundar e a acompanhar a pessoa como um todo. A própria Organização Mundial de Saúde define saúde não somente pela ausência de doenças mas como por um “estado completo de bem-estar físico, mental e social“.

O profissional de saúde tem também a oportunidade de crescer pessoalmente desenvolvendo a sua prática. Como nutricionista, estou naturalmente em constante contacto com muitas pessoas e cada consulta é um novo contexto para conhecermos o maravilhoso mundo de cada uma, as suas estratégias de superação e de adaptação e, as suas limitações ou auto-entraves. Uma consulta de Nutrição fala, mesmo, para além das calorias e, apresentar, aos pacientes, melhores formas de se relacionarem com a sua saúde é mostrar todo um mundo de possibilidades para se resolver verdadeiramente o que os preocupa. Cada consulta é um bom pretexto para eu crescer profissionalmente e pessoalmente, com a dimensão que cada paciente acrescenta ao meu mundo. Numa relação que é de amor ao próximo mas que deve ser, ainda, um exercício de desenvolvimento pessoal, de amor próprio. Num livro que estou a ler, o autor, Robin Sharma, fala na necessidade de se ser esclarecido e cultivar um ambiente fértil para deixarmos apenas potencializar aquilo que soma valor para se ser extraordinário, recompensando-nos, a nós e ao outro, com o melhor. Diz que “o cansaço é uma invenção da mente” e, eu acrescentaria que o desmazelo é também uma outra invenção da mente. Temos tudo para podemos dar certo!

Numa empresa, com uma atenção curiosa, o bem-estar é, ademais, uma estratégia para satisfazer as necessidades da Equipa. Mais uma vez, a dimensão do todo é o extraordinário. Quase todas as empresas têm uma copa quando não têm cantina, bar ou máquinas de vending. A produtividade não se ganha só na execução de tarefas. Ganha-se, ainda, quando a pessoa se levanta no momento dos lanches para comer pausadamente, respirar e carregar baterias, transformando-se numa oportunidade para promover relações salutares dentro da equipa que, em si, dão mais força, segurança e alegria.

Atualmente, não é suficiente a sabedoria técnica. É mais que tempo de reconhecermos que a verdadeira sabedoria é desenvolvermos a humanização dos serviços, das consultas, das organizações e de quaisquer relações interpessoais para que, a partir daí, haja ação, paixão, criatividade e destreza, ingredientes que nos mantêm a todos mais jovens, tranquilamente felizes e entusiasticamente realizados. Por isso, estar na saúde, é estar próximo das pessoas e das coletividades a que pertencem. A tríade nutricionista-paciente-empresa vai concretizar melhor o objetivo da produtividade e o resultado comum de bem-estar, crescimento e prevenção de vicissitudes. Numa consulta de nutrição fala-se para além das calorias®.

Teresa Campos, Nutricionista e Diretora clínica da Nutrémia, Clínica de Nutrição e do Comportamento

Categorias